O INSTITUTO

BREVE HISTÓRICO DO INSTITUTO JOVENS DE OURO - CRISTAIS PAULISTA/SP

Em fins da década de 70, com a Ditadura Militar já em pleno exercício no Brasil, surge em Cristais Paulista o movimento cultural “Bicho-de-Pé”, preconizado como clube informal da juventude da comunidade cristalense. Fundado por uma camada estudantil local que reivindicava melhores condições em aquisição de conhecimentos e melhores oportunidades para o desenvolvimento cultural da cidade como um todo.

Banidos do Grêmio estudantil XIX de Março do Grupo Escolar (atual João de Faria), pelo engajamento político e reivindicatório as melhorias de condições ante a inércia e apatia cultural vivenciada no período em Cristais Paulista, estes estudantes se reúnem informalmente para produzir diversificadas discussões políticas, contextualização social do cenário ditatorial nacional e para a produção de diversificadas atividades culturais no município e realização e distribuição do informativo “O Explosivo” como meio de distribuição de conhecimentos, cultura e ideias do grupo. Em 06 de janeiro de 1979 os principais e mais ativos participantes do Clube “Bicho-de-Pé” oficializam a criação da Associação Cultural de Cristais Paulista (ACUCA), como meio de normatizar a produção de atividades que visionassem galgar a ampliação do desenvolvimento cultural e educacional local e dar uma sede aos membros do informal “Bicho-de-Pé”, pós banidos do grêmio estudantil.

Foi a ACUCA, por vários anos a entidade responsável pela realização de diversificadas atividades (festas culturais, exposições de artes, fomentação das artes musicais e também da poesia) e cursos de formação (datilografia, inglês, informática básica, informática avançada, espanhol, crochê, tricô, bordado, pintura em tela, pintura em tecido, dentre outros). Paralisada em 1997, a entidade retorna para o cumprimento de seus objetivos a partir de 2015 (depois de 17 anos sem atividades) como INSTITUTO JOVENS DE OURO, visionando atendimento as camadas em risco de vulnerabilidade social em todo o território nacional, atendendo milhares de beneficiários através de convênios com o Governo do Estado de São Paulo, Governo do Brasil e empresas privadas, através das Leis Estadual e Federal de Incentivo ao Esporte. Para tanto o Instituto Jovens de Ouro inseriu em seus estatutos o atendimento esportivo como excelente forma de se trabalhar cunhos educacionais através da pratica de diversificadas modalidades esportivas.

O INSTITUTO EM DEFESA DOS DIREITOS DA CIDADANIA

Com amplo desenvolvimento em atividades sociais, o INSTITUTO JOVENS DE OURO desenvolve suas atividades sabendo que aos Projetos Sociais oferecidos pela entidade deve cumprir o objetivo de sua finalidade e proporcionar a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de direitos, ajudar o cidadão ao crescimento social e uma condição de vida digna em busca de estreitar as desigualdades sociais latentes no Brasil. Neste contexto, programas sociais são fundamentais na construção de uma cidadania sólida com a criação de oportunidades para elementos que vivem dentro da margem da exclusão social. Criar a perspectiva e efetivar um futuro melhor para estes e através das múltiplas vivências construir ou reforçar os laços de afetividade, afastando-os e conscientizando-os com referência as muitas possibilidades de descaminhos que possam cruzar ao longo de suas vidas. Os projetos sociais funcionam como importante exercício da cidadania, envolvendo pessoas para além do seu campo de vivência e permitindo a estes a transposição de barreiras e preconceitos em benefício de todos. Imprescindível salientar ainda que são os projetos sociais contributivos para uma maior conscientização do indivíduo diante do seu próprio papel na sociedade, além de despertar o sentimento de solidariedade e a construção de valores fundamentais para a efetivação de uma sociedade mais justa e fraternal, possibilita aos que vivenciam cotidianamente os efeitos da exclusão social que sejam participantes da sociedade brasileira de forma integral como agentes históricos e não apenas como espectadores. Assim, ao contribuir de maneira decisiva para a efetivação de valores sólidos e em busca do bem comum, os projetos sociais são grandes veículos de novas possibilidades de vivências e transformadores das condições de desigualdades latentes no Brasil, movendo a sociedade para um caminho cujas condições de existência sejam melhoradas cotidianamente. São os projetos sociais, muitas vezes, os portadores de caminhos para a redução da pobreza extrema e das desigualdades latentes em função de atuarem diretamente em locais onde ocorram graves situações de riscos e vulnerabilidades diversas. Atuando em prol do desenvolvimento sustentável dessas áreas de risco tais projetos são elementos transformadores de pessoas e grupos que vivem em condições de risco e desvantagem na sociedade, pois promovem o desenvolvimento com igualdade de oportunidades e valorização das potencialidades de cada localização.

Portanto, cabe ressaltar que o INSTITUTO JOVENS DE OURO pretende contribuir para objetivos que correspondam a valorização da vida como um todo.

INSTITUTO JOVENS DE OURO

CNPJ: 50.486.265/0001-10

Rua Padre Alonso, 608/B
Jardim Belo Horizonte II
Cristais Paulista/SP
CEP: 14.460-000
FONE: (16) 9.9285-3667